Biblioteca Digital

Introdução

O conceito de biblioteca digital (ou biblioteca virtual) estende o da biblioteca convencional
incorporando um conteúdo interdisciplinar que envolve informação digital e formas de sua
definição, aquisição, organização, gerenciamento e disseminação através de redes de
comunicação global. Uma biblioteca digital não é caracterizada apenas pelo fato de lidar com
coleções de itens de informação na forma digital, chamados neste trabalho de objetos digitais.
Esta pode ser concebida como uma coleção de serviços e recursos, usualmente distribuídos, e
que atuam sobre informações digitais. Veja a seguir mais detalhes.

107918931_d43dc7ba0a.jpg

Biblioteca Digital

É a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a idéia de organização composta por serviços e recursos cujo objetivo é selecionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.

Segundo Leiner (1988), "Uma Biblioteca Digital é a coleção de serviços e de objetos de informação, com organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objetos de informação, disponíveis direta ou indiretamente via meio electrónico / digital."

Uma Biblioteca Digital permite o acesso remoto através de um computador com ligação em rede e, ao mesmo tempo, a sua utilização simultânea por diversos utilizadores, onde estes podem encontrar em suporte digital os produtos e serviços característicos de uma biblioteca física. Através dela é também possível utilizar de forma integrada diferentes suportes de registo de informação (texto, som, imagem).

As Bibliotecas Digitais eliminam as barreiras físicas e a distância, fatores que desde sempre limitaram o âmbito das bibliotecas físicas – biblioteca sem muros. Porém, estas bibliotecas sofrem de outros tipos de limitações, nomeadamente a nível da sua temática.

Assim, a Internet, meio por excelência de transmissão da informação neste contexto, comporta diferentes aspectos únicos, como sendo a capacidade de memória, a transportabilidade e a ubiquidade da informação.

A biblioteca digital pode ser também designada por biblioteca eletrônica, biblioteca sem muros ou biblioteca virtual.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License